Entrevista para a Iron GM Games

Recentemente eu tive a oportunidade de prestar serviços à Iron GM Games criando pinturas para o projeto mais recente deles, o Grimmerspace. Uma ambientação e conjunto de aventuras de ficção científica e terror compatível com o RPG Starfinder.

Foi uma experiência incrível para todos os envolvidos! Ficaram tão empolgados que quiseram me entrevistar logo em seguida, para mais pessoas conhecerem meu trabalho. E você pode conferir a conversa logo abaixo, traduzida livremente daqui. E em seguida há outro pequeno trecho traduzido de uma nova postagem que fizeram, a respeito do segundo poster que produzi para eles.

Artista em Foco: Victor Maristane

A Iron GM Games queria pegar um poster que aparece na parede de um dos ambientes da aventura  Abattoir 8 e criá-lo no mundo real, para que os apoiadores pudessem pendurá-lo em suas paredes também. Nós sabíamos que teríamos que fazer uma busca ampla e distante para encontrar um tipo muito especial de talento.

Nosso Diretor de Arte, Rone Barton, tinha em mente um poster no estilo dos anos 1940, com elementos Sci-Fi. E ele encontrou o talentoso artista capaz de cumprir e ultrapassar isso em Victor Maristane.

Contemple o resultado brilhante! 

A Entrevista

Victor, é sempre difícil colocar coisas grandes em caixas pequenas, mas conte-nos um pouco sobre você.

Coisa grande?! Eu sei que ganhei alguns quilos ultimamente mas isso foi ofensivo! Foi mal… Não consigo deixar passar a chance de fazer piadas sem graça.

Eu estou focado em ilustração agora, trabalhando em uma empresa local de jogos (depois de 7 anos estudando e trabalhando com TI e meio que querendo morrer e depois quase morrendo de fato durante a mudança de carreira). Mas mesmo antes dessa mudança eu fiz várias coisas artísticas ao longo dos anos. Incluindo um projeto que se tornou meio viral em 2015, meu premiado webgame Escola ou Prisão.

Código, pincéis, tijolos… Deixe-me perto de uma coisa por tempo o suficiente e tentarei fazer arte a partir dela.

Eu sou do Brasil e acredito que isso tem alguma influência no meu gosto por ironia e sarcasmo. É um dos lugares mais violentos do planeta mas também tem o maior e mais alegre Carnaval. E a desigualdade social é brutal por aqui. É ironia e contraste por toda a parte. E esse é o tipo de coisa que gosto de explorar nos meus trabalhos. O contrate do retrofuturismo, a ironia de alegres pôsteres vintage com mensagens ou implicações sombrias e coisas do tipo.

A arte de Grimmerspace sempre foi pensada para se aglutinar em uma estética reconhecível. Você acredita que Grimmerspace desenvolveu seu próprio “visual” e, em caso positivo, como você o descreveria?

Eu acredito que está chegando a um visual bastante único, sim! Claro que muito dele ainda está evoluindo e maturando, mas definitivamente eu gosto de para onde as coisas estão indo. Algumas partes me lembram os jogos da série Oddworld, pelos aspectos de “capitalismo industrial alienígena”, e também o humor e leve escatologia. Mas indo por uma estética mais humana/humanoide. E os toques de retrofuturismo me remontam aos primeiros jogos de Fallout, que adoro. 

E há o tema central de “magia + ficção científica + terror” que soa bastante único por si só e me traz um ar meio Duna (tanto a de Lynch quanto a que Jodorowski nunca concluiu). Mas sem tentar preguiçosamente imitar os trabalhos de H. R. Giger, como se tornou tão comum em “terror de ficção científica” ultimamente. Então temos a abordagem mais livre e menos entediantemente “científica” do sci-fi dos anos 80, com as combinações estéticas ímpares dos grandes jogos dos anos 90. Tudo embrulhado em visuais contemporâneos no estado da arte. Parece bem revolucionário para mim.

Criar para o Grimmerspace expandiu o escopo da sua obra ou imaginação de algum modo, ou você frequentemente sonha acordado em lugares mais sombrios?

Eu de fato sonho acordado em lugares sombrios constantemente, mas Grimmerspace realmente me levou a outros níveis. Todas essas combinações malucas de conceitos são simplesmente incríveis e abrem muito a mente! E sobre minha obra, eu fiquei inclusive bastante grato pela experiência porque nunca fui contratado antes para fazer este tipo de trabalho em específico, embora eu ame. Eu fiz algumas peças um pouco nessa linha – por diversão, nunca pago – ao longo dos anos, com esperanças bem distantes de que alguém algum dia se interessaria nisso em vez de elfos e orcs super renderizados e coisas do tipo. Mas atingiu o alvo para o que Rone e Lou estavam querendo e todo mundo ficou feliz com isso.

O que mais lhe empolgou sobre trabalhar neste projeto? 

A oportunidade de dar o meu melhor em uma estética que adoro e pratico mas nunca tive antes uma chance real de explorar mais a fundo. E agora é “Nós amamos, por favor nos dê mais!” Isso é extremamente gratificante. Eu sinto como se tivesse sido finalmente encontrado, sabe? Como se eu fosse feito para isto e chegou a hora de apenas partir pro abraço e dar o meu melhor. E também foi um prazer enorme trabalhar com Rone e Lou, realmente pessoas ótimas de se interagir. E ser parte de algo tão grande e relevante é simplesmente incrível!

Quais são os seus aspectos favoritos do poster que você criou para o Grimmerspace? 

Eu gosto de como eu consegui colocar tudo que Rone e Lou pediram para incluir nele, sem ficar uma grande bagunça. Eu confesso que entrei em pânico no começo, mas em seguida o desafio me empolgou e eu avancei com tudo, pesquisando, estudando e pedindo feedbacks sempre que necessário. As coisas acabaram ficando bem harmônicas, para falar a verdade. Das cores à composição, simplesmente é uma boa sensação para meus olhos. E acredito que é a cena mais complexa que já pintei. E foi uma sensação incrível ultrapassar essas barreiras e atingir novas alturas com o meu trabalho.

Nós veremos mais das suas obras-primas contribuírem para o Grimmerspace no futuro?

Eu pensei em criar suspense para esta pergunta mas não consigo segurar. A resposta é um enorme SIM! Este foi apenas o começo de uma grande parceria! Preparem-se para muito mais!

Quer ver mais do trabalho de Victor?

Site:  https://www.maristane.com/ 

Instagram: Instagram.com/victormaristane

Um Novo Pôster

Tradução livre de: https://www.kickstarter.com/projects/agrestasaurus/grimmerspace/posts/2540571

Vários de vocês ficaram tão impressionados quanto nós ficamos com o pôster retrofuturista de Victor Maristane. Representa um cartaz que está nas paredes na aventura no Abattoir 8 e nos permitiu demonstrar o estilo de arte específico da Attien Combine, que diverge da arte do Grimmerspace em geral. Foi criativamente libertador.

A questão é que há um segundo pôster descrito como fixado nas paredes desse mesmo abatedouro orbital. Nós realmente queríamos que Victor o criasse, mas não tínhamos nenhum jeito fácil de adicionar como mais uma recompensa para uma meta estendida…

Então decidimos simplesmente comprá-lo como extra. 

Como agradecimento, estamos adicionando este pôster aos níveis de apoio “All-In” e superiores. Também estará disponível como um acréscimo no gerenciador de apoios após o fim da campanha no Kickstarter.

Este novo pôster foi projetado para ficar bonito ao lado do outro poster, com a operária de frente para o monstrinho na parede da sua sala de jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.