Ilustração: Caravana para Loulan

“Caravana para Loulan”, minha illustração particiante do Global Game Art Contest 2019

Eu gosto de concursos de arte! Não são necessariamente uma forma exata e justa de avaliar artistas – não acredito que isso exista – mas são ótimas ocasiões para:

  1. Estudar de forma intensa e direcionada. São, de certa forma, projetos e provas que escolho fazer. Ajudam a focar em objetivos de aprendizagem claros.
  2. Compensar a falta de educação formal em arte no currículo. Enquanto não tenho uma vasta lista de clientes grandes, meu currículo como ilustrador depende fortemente do meu portfólio e de conquistas paralelas como as obtidas em concursos.

Por esse motivo, quando eu ouvi falar do Global Game Art Contest, decidi que era hora de tentar. Organizado por empresas asiáticas, o nível técnico dos participantes é em média bem alto.

Existe a opção de participar como estudante e não competir com profissionais experientes do mercado. Mas não estudo em lugar algum no momento.

Ou seja, participar do GGAC significaria no mínimo tentar vencer artistas chineses habilidosos e experientes: Impossível.

Perfeito!

Não, eu não me acho pronto para tentar algo assim. Mas essa é a questão: eu acredito fortemente que você só se torna realmente capaz de atingir um objetivo… quando o atinge.

Enquanto isso não acontece, você realmente não estará pronta(o) e continuará assim. Nada vai mudar essa situação, só o ato de “conseguir”. E para conseguir é necessário tentar.

E na verdade “conseguir” nem é meu grande foco nesta primeira tentativa. Mas sim aprender. Parar e pensar no que preciso fazer para chegar minimamente mais perto do nível dessas pessoas e agir com base nisso.

E foi o que eu fiz.

Embarcando no Desafio

O tema deste ano foi o reino perdido de Loulan. Uma cidade próspera fundada em 200 a.C., na entrada da Rota da Seda na China, mas que sumiu repentinamente do mapa em meados do século III.

Apesar de descobertas arqueológicas importante no começo do século passado, ainda pouco se sabe sobre a cidade. O GGAC 2019 convida artistas a criar cenários, personagens e/ou ilustrações que explorem esse mistério. Seja buscando a máxima acuidade histórica ou trilhando os caminhos da fantasia e ficção científica.

Após diversas pesquisas, esta foi a história que criei pra ter como base para a ilustração:

O Reino de Loulan encontrou um tipo especial de areia que se dissolve no ar e pode ser usada para gerar energia. Sua tecnologia avançou rapidamente e caravanas de todo o mundo vinham visitar a cidade mágica.

Acreditando que a areia especial era infinita, o povo de Loulan começou a usá-la de forma descontrolada. Em determinado momento, chegaram a levitar toda a cidade usando o poder.

Algumas pessoas dizem que a substância mágica eventualmente foi esgotada e Loulan caiu e desmoronou. Outros dizem que seus estudiosos encontraram uma forma de criar a areia mágica a partir de grãos normais e a cidade flutuou até as estrelas. Talvez nunca saibamos…

Eu comecei a pintura poucas semanas antes do fim do prazo para envio. Na maior parte do tempo eu estava estudando. O Artstation Learning surgiu no meio desse período e com certeza fez muita diferença.

Drafts
Alguns thumbnails antes de escolher a composição final.
Algumas etapas da pintura.

Preciso da sua ajuda!

Uma característica do GGAC é que apenas 40% dos envios passam para a etapa de avaliação dos jurados. Não faço questão de vencer, mas queria muito ao menos ter meu trabalho revisado por eles.

A organização decide quem avança com base na popularidade dos trabalhos, que medem através de visitas, votos, curtidas, comentários e outras interações na página da arte no site da competição: https://www.ggac.net/work/detail/10758

Só de visitar o link acima você já aumenta a “popularidade” da minha pintura e ajuda um pouco. Mas as outras interações contam muito mais! O problema é que o site é meio complicado, mas fiz abaixo um pequeno manual de como proceder:

  1. Acesse a página de cadastro, informe o celular com código de área – sem 0 no começo e sem parênteses ou espaços – e clique em “Obtain the Code” no campo de “Verification Code”.
  2. Deve chegar um SMS com um código, preencha o campo com esse código.
  3. Defina uma senha e clique em “Register.”
  4. Caso o login não seja efetuado, tente logar na página de login (a opção de Mobile Sign-in costuma funcionar melhor).
  5. (Opcional) Mude o idioma do site para inglês descendo até o rodapé e clicando em “English”.
  6. Acesse a página da minha ilustração e curta, vote, etc.

A “filtragem final” acontecerá no dia 15 de outubro. Até lá conto com o seu apoio e desde já agradeço imensamente!

Para quem quiser acompanhar a minha colocação na minha categoria (Ilustração, modalidade Profissional), só acessar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.