Artista da Semana #3: Hans Rudolf Giger

Esta semana mostrarei o trabalho de Hans Rudolf Giger. Hans nasceu em 1940, na Suíça, e estudou arquitetura e desenho industrial na Zürich Kunstgewerbeschule (Escola de Artes Aplicadas de Zurique). Trabalhou como designer de interiores por um tempo, mas logo passou a trabalhar apenas como artista. Começou a produzir obras com aerógrafo na década de 70, e chegou a ser considerado o melhor a fazer isso na sua época.

Giger entre duas esculturas suas.
Giger entre duas esculturas suas.

Foi então que ele começou a trabalhar na arte conceitual, na modelagem e na criação de sets de um filmezinho bizarro aí.  Giger, meus caros, é simplesmente o pai do Alien.

Cena do filme "Alien"
Cena do filme "Alien"

O estilo de Giger é único. Ele é um mestre na manipulação das formas para causar sensações, sensações quase sempre inesperadas… Ele consegue criar estruturas simultaneamente assustadoras e belas, até mesmo confortantes… Muitas vezes misturando terror com sensualidade, o que não é a coisa mais rara de se ver nem a mais difícil de se fazer… Mas com a suavidade e beleza de Giger, só ele…

Necronom V
Necronom V
Erotomechanics VII
Erotomechanics VII
N. Y. City II
N. Y. City II
Biomechanoid
Biomechanoid

Hoje é possível encontrar móveis, guitarras e até bares inteiros construídos sob a estética “gigeriana”, que é tão fácil de reconhecer e ao mesmo tempo tão rica.

Um dos modelos de guitarra Ibanez assinados por Giger
Um dos modelos de guitarra Ibanez assinados por Giger
Giger-Bar em Chur, na Suíça
Giger-Bar em Chur, na Suíça

Giger consegue ser ao mesmo tempo um ícone da arte acadêmica e da arte popular. Se quiserem saber um pouco mais sobre essa lenda das artes visuais, vejam aqui o site dele.

Até próxima semana, espero que estejam gostando desta série de posts. Eu pelo menos tenho adorado, sempre aprendo bastante enquanto os preparo =).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.